Apresentação

quarta-feira, 3 de julho de 2013

De quem é o corpo da mulher? II

Na temática da marcha das Vadias, ainda há muitas reflexões que gostaria de compartilhar.É uma discussão que gira em torno do corpo em evidencia, reivindicado como direito, pelas mulheres feministas.Aqui se quer mostrar o lado do cristão quando se posiciona a respeito dos argumentos puramente mundanos, sem a realidade espiritual.


Na metáfora da maçã de Adão e Eva, para explicar a origem do pecado, o homem e a mulher passaram a cobrir-se, no primeiro instante que deles caiu o véu da pureza e inocência que lhes permitia ver o outro sem sentir vergonha por seus corpos nus. Homem e mulher eram como crianças que olham seus corpos sem nenhum tipo de pecado contra eles, sem nenhum tipo de cobiça, de desejo exacerbado, de domínio sexual, sem a mancha do egoísmo da satisfação exclusiva. 
Isso é o que a Igreja chama de herança do pecado original, o pecado da desobediência resultou na perda da inocência quanto ao corpo, trazendo marcas para todos os descendentes.



 É mais do que legítimo, é digno ser respeitada! Não dá para expor o corpo como se quer e não é só uma questão de reeducação da sociedade machista, mas uma mudança espiritual. Vejam, como a solução das mulheres não chega nem perto da realidade, não é simplesmente "quero me vestir do jeito que eu quero e o homem vai ter que me respeitar", sim é claro que ele deve respeitar, mas isso é só o começo. Não é só um homem machista que está por trás, em uma cultura hedonista, vulgar que permite que mulheres se exponham numa pressão cultural de beleza, sucesso, fama, vantangens, reconhecimento em torno do corpo da mulher, mas uma batalha espiritual entre o Homem e si mesmo. Na simbologia da maçã, na árvore do conhecimento há muito mais coisa que é mistério, mas que podemos intuir. Eu entendo da seguinte forma: A quebra da pureza se deu com a desobediencia a respeito de uma novidade que não era lícito a Adão e Eva saberem e se assemelha ao comportamento infantil. É como esconder da criança como se dá a relação sexual, pois uma vez ela tomando conhecimento, ela pode querer explorar por sua curiosidade normal e desejo de experimentar as coisas e de imitar os adultos (e as crianças fazem o tempo todo isso em suas brincadeiras). É melhor não contar, pois há esse risco. Uma vez que elas conhecem, passam a olhar os corpos dos pares de maneira diferente, não somente atribuir-lhes a função conhecida.Eu não arriscaria, mas todo mundo conhece o filho que tem. A Sabedoria Divina, já se antecipou, pois o perigo era a Serpente, ex-Anjo revoltado com Deus acrescentou mais um elemento ao gosto da maçã, o espirito de desobediencia, do orgulho que era da serpente contra Deus, mas quis contaminar o homem e a mulher. Numa revelação de Jesus à Maria Valtorta, da Itália, teria Nossa Senhora contado como Satanás tentou Eva:

"Eva vai até a árvore, da qual teria vindo o seu bem, se fugisse dela, ou o seu mau,, aproximando-se dela. Ela vai à árvore, arrastada por uma curiosidade infantil, querendo ver o que é que a árvore tinha em si de especial, elevada pela imprudência, que lhe faz parecer inútil o mandamento de Deus, pois ela, Eva, se sente forte e pura, é a rainha do Éden, no qual tudo lhe obedece, e onde nada lhe poderá fazer mal. É assim que sua presunção causa sua ruína. A presunção é um fermento da soberba. Junto à arvore, ela encontra o sedutor, que se aproveita da sua inexperiencia virgem e tão bela. E tão mal protegida por ela, para cantar-lhe a canção da mentira: "Crês tu que isso, seja um mal? Não!! Deus te disse isso, porque vos quer conservar escravos do seu poder! Pensais que sois reais? Nem liberdade tendes, como a têm os animais. Pois aos animais foi concedido que se amem com verdadeiro amor, Mas a vós, não. Ao animal foi concedido ser criador como Deus, Ele gerará filhos e verá crescer à vontade sua familia. Mas vós, não é. A vós é negada essa alegria. Para que, então, fazer-vos homem e mulher, se entendes que viver desse modo? Sede deuses! Não sabeis que alegria é estarem dois numa só carne, para que dessa união se crie uma terceira pessoa, e até muitas outras? Não acrediteis nas promessas de Deus de que tereis alegria em vossos descendentes..[..] A verdadeira vida é conhecer as leis da vida. Então, sim, sereis semelhantes a deuses e podereis dizer à Deus: "Somos iguais a ti".

Nossa Senhora continua: E a sedução continuou, porque não houve vontade de acabar com o que não era lícito ao homem conhecer. É aí que a árvore proibida se torna realmente mortífera para a raça humana, pois dos seus ramos está pendurado o fruto da amarga sabedoria, que vem de satanás. A mulher aí se torna uma fêmea e, com o fermento do conhecimento satânico no coração vai corromper a seu companheiro, Adão. Aviltada, pois, a carne, corrompida a moral, degradado o espirito, o que eles, passaram a conhecer foi a dor e a morte do espirito, que ficou privado da graça, e da carne, que ficou privada da imortalidade." (Tirado da obra 'O Evangelho como me foi revelado')

E o que isso tem a ver com a Marcha das Vadias ?



Tem a ver com o corpo, esse corpo que desperta desejos sexuais e monstros sexuais (estupradores).
Com certeza a solução não é cobrir o corpo, mas também não é expô-lo.Só retornando ao estado de pureza inicial para renovar tudo de vez. Estou falando do problema em expor o corpo numa visão espiritual. As razões  da marcha são legítimas numa perspectiva cristã, no que diz respeito a violencia sexual. Tem muita ideia absurda que homem faz de mulher por falta de respeito, por tratar mulher como objeto.  Algumas vão questionar que estão lutando pela não violencia sexual  mas Igreja nenhuma vai contra a causa "não violencia". Entendo a exibição dos corpos como ato politico e outros significados. Mas o alvo não é somente o estuprador pelo que mostra o discurso, é a sociedade também que rejeita a exposição do corpo. MESMO que a mulher não esteja com intenções de atrair ou seduzir homem nenhum e não queira ser vista dessa forma, a Igreja ou a sociedade conservadora vai continuar tendo a "velha opiniao formada". Entenda-se que não é por rabugismo, por ignorancia, na essencia é por VALORES, CRENÇAS seculares.
Falo isso porque querendo ou não a visão de muitas feministas é desconstruir tais valores, pois estão lutando contra ele, uma vez que os valores cristãos estão muito implicitos na nossa cultura, as crenças religiosas estão começando a incomodar.






Em nosso cartaz como cristãos está escrito assim: MORADA DE DEUS, REGRAS D'ELE.
Tanto no sentido do corpo ser templo do Espirito Santo, quando morada no sentido do Paraíso e lá  não entra impuro. Muitos foram chamados, mas poucos escolhidos de fato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário