Apresentação

domingo, 13 de outubro de 2013

A alma em pecado mortal por Santa Teresa de Jesus

Do livro: Castelo interior ou moradas


Que acontece quando se comete algum pecado mortal? Não há trevas mais densas, nem coisa mais escura e negra: a tudo excede sua escuridão;[..] estando em pecado mortal, todas as boas obras que faz não lhe trazem merecimento algum para alcançar o céu, nem são agradáveis a Deus.[...] procedem de uma alma apartada dele.[...]
Sei de uma pessoa a quem Nosso Senhor quis mostrar como fica uma alma em pecado mortal. Diz ela que, se todos entendessem o que seja, nem um só homem seria capaz de pecar, ainda que tivesse de sujeitar-se aos maiores tormentos para fugir das ocasiões.
Assim como são límpidos os arroios que brotam de uma alma em estado de graça são extremamente agradáveis aos olhos de Deus e dos homens.
Aquela pessoa a quem foi mostrada uma alma em pecado mortal, afirmava haver tirado dois proveitos da graça recebida de Deus. O primeiro foi um temor grandíssimo de ofendê-lo. Ao ver tão terríveis estragos, suplicava constantemente ao Senhor que não a deixasse cair. O segundo foi um espelho para a humildade, onde via como nenhuma coisa boa que façamos procede de nós. [...] (p. 27-30)

Santa Teresa DÁvila

Nenhum comentário:

Postar um comentário